(62) 3622-7653

Blog - Como prevenir imprevistos financeiros?

Como prevenir imprevistos financeiros?

Imprevistos financeiros podem acontecer a qualquer momento das nossas vidas, por isso, é necessário estar preparado para evitar que as contas fiquem no vermelho. Confira nossas dicas para reduzir os imprevistos ou, pelo menos, não sofrer as consequências deles:

Planeje seu orçamento doméstico

Planejar o orçamento doméstico é o principal passo para evitar imprevistos financeiros. Fazer isso é mais simples do que parece. Faça uma lista dos gastos fixos que você tem todos os meses, como a conta de luz e água, IPVA, mensalidade da faculdade ou escola dos filhos, condomínio e outros. Após somar todos esses valores ficará fácil saber quais outros gastos você pode encaixar de forma responsável.

Antecipe-se e evite os imprevistos financeiros

Planeje viagens ou presentes com antecedência. Por exemplo: se você vai tirar férias ou costuma viajar em determinados feriados, comece o planejamento em relação aos gastos logo no início do ano. O final do ano é um ótimo período para organizar o quanto de dinheiro você precisa poupar para gastos com viagens ou com presentes em datas comemorativas.

Pague suas dívidas antes de fazer novos gastos

Dívidas costumam virar uma bola de neve quando não existe um planejamento para quitá-las. Evite fazer mais gastos antes de pagar suas contas em dia, isso vai impedir que você sofra com uma quantidade absurda de juros. Compare os juros que você está pagando atualmente em suas dívidas com as taxas de um empréstimo pessoal com a Antecipe Soluções Financeiras. Nós oferecemos soluções para que você tenha maior tranquilidade para quitar suas dívidas, tudo com taxas competitivas. Clique aqui para saber mais sobre crédito pessoal.

Tenha uma reserva de emergência

Depois de planejar seus gastos e pagar suas dívidas, organize-se para fazer uma reserva de emergência. Isso dará mais tranquilidade para você e sua família. A reserva de emergência é ideal para cobrir gastos inesperados com doenças ou até mesmo coisas boas como: comprar um presente de casamento que não estava previsto, fazer um passeio a mais durante a viagem ou aproveitar uma boa promoção. Especialistas indicam que uma boa reserva de emergência deve ser equivalente à média do seu gasto mensal multiplicado por seis.

Dúvidas? Clique aqui. (62) 99948-0438