(62) 4009-2650

Blog - Aprenda a renegociar uma dívida

Aprenda a renegociar uma dívida

Se as dívidas acumularam, não se desespere. O primeiro passo nesses casos é partir para a renegociação e evitar que a bola de neve fique ainda maior. Confira as melhores dicas para renegociar as suas dívidas:

1. Monte seu planejamento financeiro

Antes de renegociar sua dívida, anote todos os seus gastos fixos e variáveis mensais. Assim, você saberá quanto poderá pagar por mês com a renegociação. Se perceber que seus gastos ultrapassam os ganhos, busque por contas que possam ser reduzidas (por exemplo, você pode reduzir a conta de água e energia economizando durante o mês e tentar conseguir um desconto no aluguel ou na conta de internet e telefone). Outra opção é vender um bem que está parado, como um eletrodoméstico que você não usa mais.

2. Leia o contrato

Se sua dívida é de um financiamento ou algo que possui contrato, faça uma análise para verificar se você está pagando por taxas irregulares ou indevidas. Caso existam juros abusivos, consulte o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) para te auxiliar na renegociação.

3. Confira os feirões

Grande parte dos bancos realiza feirões de renegociação, eles podem ocorrer online, por telefone ou em um espaço físico. Os feirões não possuem data fixa, mas é bom ficar atento porque conseguem oferecer condições melhores de pagamento em comparação aos acordos individuais.

4. Não aceite tão rápido

Após cumprir as primeiras etapas, você terá que entrar em contato com a organização para renegociar sua dívida. Cuidado para não aceitar a primeira proposta que receber sem avaliar corretamente a situação. Confira em sua casa, com calma, se a renegociação cabe no seu orçamento e quais juros serão cobrados. 

Avalie também a possibilidade de pegar um empréstimo pessoal com menores taxas de juros e negociar o pagamento à vista. Nessa situação, tente abater os juros e chegar próximo ao valor que você devia no início da dívida.

Quer fazer um empréstimo pessoal? Com a Antecipe Soluções Financeiras você solicita seu empréstimo online, com menores taxas e sem burocracia. Faça sua cotação sem compromisso aqui.

Dúvidas? Clique aqui. (62) 99161-0924