(62) 4009-2650

Blog - Dicas para mudar sua vida financeira

Dicas para mudar sua vida financeira

Organizar as finanças pode não ser uma tarefa fácil. Com o nível do desemprego subindo e alguns setores do mercado ainda instáveis, o planejamento e controle de gastos são essenciais. Tendo isso em vista, confira algumas dicas para manter sua segurança financeira e alcançar suas metas ainda esse ano:

1. Elimine as crenças limitadoras

Muitas pessoas não organizam suas vidas financeiras porque acreditam que é impossível conseguir quitar as dívidas e ter maior estabilidade. Com essa ideia fixa, elas acabam desistindo antes de tentar. Isso faz parte das crenças limitadoras que são aquelas histórias nas quais acreditamos e que limitam nossas vidas. O primeiro passo para mudar qualquer coisa em sua vida é acreditar que você é capaz de alcançar suas metas e ter a vida que deseja. 

2. Faça a anotação dos seus gastos
Saiba exatamente quanto você ganha e quais são suas despesas fixas. Anote também todos os gastos que você realizar durante o mês. Você pode utilizar uma planilha, um bloquinho de papel ou um aplicativo. Descubra se seus gastos equivalem aos seus ganhos.

3. Descubra o seu custo 100

Se você está com dívidas ou precisa poupar dinheiro e garantir sua estabilidade financeira é necessário reduzir os gastos. Uma técnica para mudar a sua relação com o dinheiro na hora de usá-lo é descobrir seu custo 100, ou seja, quantas horas você precisa trabalhar para ganhar 100 reais. Sempre que você for comprar alguma coisa, pense em quantas horas você trabalha para conseguir esse dinheiro, isso te ajudará a ver quais gastos realmente são necessários.

4. Pague suas dívidas

Após reduzir os gastos, comece a montar uma estratégia para quitar suas dívidas. Se for impossível pagar imediatamente, não se preocupe. Existem várias opções para te ajudar nesse processo.

Você pode procurar uma renda extra ou optar por um empréstimo pessoal, por exemplo. Mas, atenção, sempre pesquise para escolher uma opção de empréstimo que tenha juros mais baratos do que as suas dívidas atuais. A Antecipe Soluções Financeiras oferece empréstimo pessoal 100% online com baixas taxas e menos burocracia, faça aqui sua cotação sem compromisso.

Caso você faça sua renda extra ou o empréstimo pessoal, negocie suas dívidas e peça um desconto nas taxas de juros. Se você for quitar à vista o desconto deve ser grande, tente aproximar ao valor inicial da sua dívida.

5. Reserva de emergência

Após o pagamento das dívidas, o próximo passo para sua estabilidade financeira é criar uma reserva de emergência. Os especialistas recomendam que você poupe, pelo menos, o valor necessário para pagar por seis meses as suas despesas mensais. Esse dinheiro deve ser usado apenas em casos de imprevistos. Muitos cometem o erro de usar essa reserva para gastos não emergenciais, como: comprar um carro ou outro produto que poderia ter sido planejado separadamente.

Está em dúvida sobre quais dívidas pagar primeiro? Confira nossas outras dicas clicando aqui.

Dúvidas? Clique aqui. (62) 99161-0924